Resposta do Gen. Pedro Pezarat Correia
No seguimento do meu texto de discordância e crítica à crónica do General Pezarat Correia, este deu a resposta que se segue e foi divulgada pela Associação 25 de Abril (A25A):
«Caros Associados
Como prevíamos, o debate aí está.
Por nós, continuamos a considerar que os dois militares de Abril - Pedro Pezarat Correia e Luís Alves de Fraga - até nem estão muito longe, um do outro.
A questão assenta fundamentalmente no termo Honra!
. Para uns, participar na guerra, mesmo assumindo a forma consciente e correcta como nela participou, não provoca Honra.
. Para outros, mesmo considerando a questão injusta, o ter participado, na óptica do cumprimento do dever de cidadão, prevalece a forma como nela interveio, provoca-lhe Honra.
A língua portuguesa é mesmo muito complicada.
Aqui fica a resposta do General Pedro Pezarat Correia ao comentário do Coronel Luís Alves de Fraga.
Bom debate
Cordiais Saudações de Abril
Vasco Lourenço
P.S. Informamos que não abriremos no âmbito da A25A, um espaço específico para este tema. Os comentários que viermos a receber serão por nós enviados unicamente para os dois intervenientes.
RESPOSTA DO GEN. PEDRO PEZARAT CORREIA
Sobre a questão da guerra colonial, nomeadamente sobre o problema ético que se colocava aos militares, aqueles que desde o início perceberam que estavam numa guerra errada e injusta imposta por um regime político ilegítimo e que nada tinha a ver com os interesses da Pátria, da minha própria participação nela (seis comissões em todos os TO africanos e Índia, como subalterno, capitão e major), tenho escrito e publicadas, centenas de páginas. Não sei se Luís Alves de Fraga as leu. Se leu, não percebeu nada.
PPC»