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Fio de Prumo

Aqui fala-se de militares, de Pátria, de Serviço Nacional, de abnegação e sacrifício. Fala-se, também, de política, porque o Homem é um ser político por ser social e superior. Fala-se de dignidade, de correcção, de Força, de Beleza e Sabedoria

Fio de Prumo

Aqui fala-se de militares, de Pátria, de Serviço Nacional, de abnegação e sacrifício. Fala-se, também, de política, porque o Homem é um ser político por ser social e superior. Fala-se de dignidade, de correcção, de Força, de Beleza e Sabedoria

22.01.21

Ensino à distância


Luís Alves de Fraga

 

Fantástico este nosso ministro da Educação Nacional!

Nos primeiros dias de Abril de 2001 estive, em Düsseldorf (Alemanha) num congresso mundial de ensino à distância e tive oportunidade de, durante dois dias, ouvir as mais diferentes comunicações sobre o alto valor desse tipo de aprendizagem, nomeadamente em regiões impossíveis de contemplar outro género de ensino ‒ ressalto, o Norte do Canadá, zonas áridas da Austrália e outras de África e do Oriente ‒ pondo-se, já nessa época, em grande destaque, a televisão, a rádio e, por estranho que pareça, a Internet.

 

Falava-se de ensino elementar, complementar, técnico e universitário sem diminuir o valor e a qualidade de cada um.

O que, de facto, aprendi nesse congresso foi que o ensino não presencial carece de um empenhamento muito maior do que o ministrado na clássica sala de aula. E por uma só e única razão: o professor em classe, na escola, é uma "arma de arremesso": lança palavras, imagens, sons e vai embora; o resto do trabalho tem de ser feito pelo aluno em casa como e quando quiser, se quiser; o mestre limita-se, mais tarde, a avaliar a aquisição do conhecimento.

Mas o verdadeiro ensino à distância é, realmente, presencial, pois o professor, não vendo o aluno, tem de saber suscitá-lo para o acto de aprender, levando-o a estudar e a fazer. Para tal, combina encontros a horas e dias bem identificados, através do meio de comunicação usado, para motivar, desfazer dúvidas, conversar, escutar problemas, sugerir soluções e sempre conduzir o aluno até à fonte de saber. Trata-se de um ensino altamente personalizado. Isto é pior do que o nosso sistema presencial?

 

Infelizmente, nós, por cá, temos muito poucos e muito fracos hábitos de trabalho, daí que o ensino em sala de aula seja óptimo: CUMPRE-SE O HORÁRIO, E JÁ ESTÁ!

 

Tive a sorte de ter sido educado numa escola de matriz militar ‒ o Instituto dos Pupilos do Exército ‒- onde, no meu tempo, só dispúnhamos de duas horas e meia por dia para estudar, sendo uma entre a seis e meia e as sete e meia da manhã e outra hora e meia entre as dezoito e trinta e as vinte. Aprendi a rentabilizar o meu esforço.

 

Se o senhor ministro tiver dúvidas, eu explico-lhe como é, se, acaso, quiser descer do seu pedestal até ao mundo dos homens comuns.

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