Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Fio de Prumo

Aqui fala-se de militares, de Pátria, de Serviço Nacional, de abnegação e sacrifício. Fala-se, também, de política, porque o Homem é um ser político por ser social e superior. Fala-se de dignidade, de correcção, de Força, de Beleza e Sabedoria

Fio de Prumo

Aqui fala-se de militares, de Pátria, de Serviço Nacional, de abnegação e sacrifício. Fala-se, também, de política, porque o Homem é um ser político por ser social e superior. Fala-se de dignidade, de correcção, de Força, de Beleza e Sabedoria

27.07.21

A estratégia das grandes potências


Luís Alves de Fraga

 

Porque na notícia saída no “El Pais” de hoje sobre a possibilidade de Marrocos ter espiado as comunicações telefónicas do Presidente de França há um grande fundo estratégico, e porque a França e Marrocos são aliados, para reforço do muito que tenho afirmado sobre Defesa Nacional, resolvi traduzir e transcrever uma parte dessa notícia, de modo a que os meus leitores e amigos possam perceber a diferença entre a Defesa e Segurança, em França, e a Defesa Nacional, no nosso país. Aliás, como tenho dito várias vezes, o nosso ministério é mais das Forças Armadas do que daquilo que se intitula.

Aqui vos deixo o texto:

 

«Marrocos, um aliado estratégico da França, nega ter alguma vez contratado o programa Pegasus à NSO e rejeita o que descreve como “acusações infundadas”. A empresa israelita, por sua vez, afirma que Macron "nunca foi um alvo e nunca foi alvo de clientes da NSO".

Na França, o debate sobre o facto de um país amigo poder espiar o Chefe de Estado rapidamente levou a uma discussão sobre a possível leviandade de Macron em proteger suas comunicações. Desde que a notícia de uma tentativa de espionagem sobre Macron foi publicada na terça-feira, o Governo francês e o palácio do Eliseu evitaram convocar o Marrocos.

"O Presidente da República ordenou uma série de investigações em sentido amplo", anunciou o primeiro-ministro Jean Castex, na quarta-feira, em entrevista à televisão. Mas acrescentou: “Seria irresponsável da nossa parte fazer acusações até sabermos exactamente do que se trata e as medidas que esta situação pode exigir”.

Para tratar das revelações sobre Pegasus, Macron convocou quinta-feira um Conselho restrito de Defesa e Segurança Nacional, formato que se reúne semanalmente e do qual fazem parte os ministros da Defesa, Relações Exteriores, Interior e Economia, entre outros. No final da reunião, uma fonte da presidência francesa, que pediu anonimato, declarou: “Se os factos forem provados, são obviamente muito graves. No momento, nenhuma certeza surgiu [sobre as divulgações], donde, toda a cautela é necessária nos comentários."»

1 comentário

Comentar post