Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Fio de Prumo



Sexta-feira, 09.09.11

A eficiência e produtividade dos Portugueses

 

Em Abril do corrente ano comprei um livro de ensaios históricos na livraria da FNAC do centro comercial Vasco da Gama. Comecei a lê-lo há dias e, em dado momento, verifiquei, com certo espanto, que o conteúdo de uma página não correspondia ao da anterior. Olhei para a numeração das folhas e constatei que havia um salto de cerca de sessenta páginas. Foi um erro de encadernação. Acontece.

Ontem fui à mesma loja da FNAC com o livro defeituoso e pedi a sua substituição. A funcionária que me atendeu, depois de quinze minutos de esforços vários — desde procurar no armazém até falar para outras lojas, passando por buscas no computador — perguntou-me se queria ir levantar o livro a outro estabelecimento da cadeia FNAC ao que respondi que negativamente. Queria o livro no centro comercial Vasco da Gama, o mais perto de minha casa. Informou-me, então, a eficiente funcionária, que, nesse caso, teria de esperar cerca de uma semana e meia pela entrega do exemplar que viria de uma das outras lojas!

A empregada não tem culpa. Fez o melhor que estava ao seu alcance, todavia, não posso deixar de me interrogar se esta é a eficiência e a produtividade que se deseja para Portugal. E trata-se de uma empresa francesa! Se a Europa trabalha assim, então a União está perdida! Será muito difícil criar um sistema de reposição de stocks entre lojas da mesma cidade com um tempo máximo de vinte e quatro horas? Desconhecer-se-á o que é um serviço de estafetas diário? Sendo assim com uma empresa francesa em Portugal (já estará contaminada pelos hábitos nacionais ou este funcionamento será igual em França?) espantamo-nos com a lentidão dos nossos tribunais, dos serviços do Estado, com a demora das intervenções cirúrgicas nos hospitais públicos e com tudo o mais que anda à velocidade do caracol neste bendito país?

Quer-me parecer que, antes de se falar em eficiência e produtividade, teremos de ensinar aos governantes e responsáveis políticos deste país o que isso é! E, se calhar, não só aos governantes e responsáveis políticos, mas, também, aos empresários e aos gestores privados.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Luís Alves de Fraga às 16:54



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2011

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930