Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Fio de Prumo



Quinta-feira, 27.09.07

Um treinador, um país e uma atitude

 
Até nem gosto da pessoa do Dr. Pedro Santana Lopes; nunca gostei, contudo, não posso ficar indiferente à atitude que tomou perante as câmaras de televisão da SIC.
Para o bem e para o mal, Pedro Santana Lopes foi primeiro-ministro de Portugal e, como tal, é merecedor de maior cautela perante a opinião pública do que um qualquer — mesmo qualquer, por muito importante que seja, por muitos campeonatos ganhos e por muito dinheiro embolsado — treinador de futebol. Mourinho tem o seu lugar nos relvados onde se dão chutos numa bola, Pedro Santana Lopes, com incompetências governativas a vários níveis, foi primeiro-ministro e não pode ser ultrapassado na importância televisiva por aquele que vem de Inglaterra e, pelos vistos, faz parar um esclarecimento político importante.
 
José Mourinho não é uma “pessoa mais importante do que todos nós”, como disse Pedro Santana Lopes… Pelo menos, não é mais importante do que eu. Não lhe reconheço valor de espécie nenhuma, porque nem faz parte do universo das minhas preocupações pessoais, enquanto que, para o mal e para o bem, reconheço importância (pouca é certo mas reconheço) ao Dr. Pedro Santana Lopes.
 
Até nem gosto do PPD/PSD, mas gostei e louvei a atitude de Santana Lopes.
Fiquem com as imagens e com os esclarecimentos atabalhoados de uma locutora apanhada de surpresa pela atitude de alguém que sabe que não pode ser como foi.
 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Luís Alves de Fraga às 23:14


5 comentários

De kruzeskanhoto a 27.09.2007 às 23:30

Finalmente o gajo disse uma coisa acertada!

De António José Trancoso a 28.09.2007 às 14:03

Meu Caro Alves de Fraga
Num País à deriva, cada vez mais falho de Valores (designadamente os da Boa Educação) pleno de exemplos de quem deles deveria ser Farol, já nada é de admirar.
"Entendeu-se, e continua a entender-se" que o Supremo Bem da Liberdade pode e deve descurar a Elegância Cívica.
Actualmente o que se valoriza é o Ter... em detrimento do Ser.
Dispenso-me a enumeração de "broncos" que, por endinheirados ou por espúrias fidelidades, foram feitos "Comendadores", os quais, na Comunicação Social, são, exaustivamente, apontados como Referências de Sucesso ...
A sociedade portuguesa continua a ser induzida a comportar-se como macaquinho que, longamente enjaulado, é solto em loja de louça.
Deste modo, os Macacões, consubstanciam e legitimam o seu arbitrário poder.
A atitude de Santana Lopes teria muito mais valor, se, ele próprio, não tivesse contribuído para o cuspo que, agora, lhe caiu em cima.
Cuspo, que, ao fim e ao cabo, infelizmente, nos emporcalha a todos.

De Fernando Vouga a 28.09.2007 às 18:38

Caro Luís Fraga

Aquilo que a SIC fez foi uma grosseria, independentemente dos visados. Teria a mesma gravidade se interrompessem uma entrevista ao tal treinador desportivo. Ou mesmo se se tratasse de uma pessoa humilde que lá fosse chamada para uma entrevista.
O caso teve no entanto o mérito de nos revelar a escala de valores dos nossos meios de comunicação social. Porque estou convencido de que se passaria o mesmo com os restantes canais da TV.

De Camoesas a 28.09.2007 às 21:31

Confesso que nunca simpatizei com o senhor ex primeiro-ministro (de curta duração) Santana Lopes.
Se ele se candidatar a primeiro-ministro (não sei bem como, uma vez que cada vez mais está afastado da liderança do seu partido...) ou os concorrentes terão muita postura e dignidade ou certamente votarei nele!

É desta matéria que os verdadeiros Homens são feitos, de Dignidade.

Confesso que também sou admirador do Mourinho e ele não terá tido culpa da incompetência de que sofre, quem mandou que a entrevista a Santana Lopes fosse interrompida.

P.S.
Caro amigo Fraga, desculpe não ter comentado e saudado o aniversário, mais um, deste excelente e necessário Blogue. Nem sempre podemos estar a par daquilo de que gostamos...

De Esterline a 29.09.2007 às 15:15

A meu ver, este triste e lamentável episódio não deve ser visto pelo lado do preconceito que uma grande parte dos portugueses cultiva em relação ao protagonista, Santana Lopes. Deve ser, isso sim, registado como uma atitude que faz sentido e merece respeito.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2007

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30